segunda-feira, 28 de abril de 2008

Colaborando com o Software Livre

Pessoal, boa noite!

Uma pergunta pra aqueles que estão começando a se alistar nas fileiras do Software Livre agora ou até mesmo os que já conhecem de cor e salteado a história da cerveja grátis:

Você colabora com algum projeto de Software Livre?

Acho interessante discutirmos sobre isso; existem muitas pessoas motivadas por aí mas começando do jeito errado ou da maneira menos produtiva.

Vamos bater um papo sobre isso agora. Tentarei mostrar alguns caminhos que eu aprendi dentro da comunidade e responder às seguintes perguntas:

- Como colaborar?

- Por onde começar?

- Quais as vantagens de se colaborar?

Tenham uma boa leitura e aproveitem o espaço pra expor suas opiniões!

--

Um início interessante pra quem está se engajando no software livre é começar ajudando em algum projeto. Não é "bicho de sete cabeças"; pelo contrário, é bem mais fácil do que parece! Vamos ver o por quê?



Como colaborar?

Basicamente você pode ajudar de duas maneiras:

1ª: codificando ou

2ª: traduzindo

É claro que existem outras opções para se colaborar com um projeto, mas quero prender a sua atenção nos dois citados acima.


Codificação

Se você tem conhecimento de programação e domina alguma linguagem, seja bem vindo! Provavelmente você já tem lugar garantido em alguns dos milhares de projetos espalhados por esse mundo a fora! Existem vagas em projetos que utilizam as mais variadas linguagens de programação, sendo que C, C++ e JAVA são as mais "badaladas" nesse cenário.

Muitas pessoas dizem que nós brasileiros não temos uma "cultura de programação"; não discordo totalmente, mas também não concordo em todos os pontos. De qualquer maneira, temos ótimos desenvolvedores envolvidos em vários projetos de SL. Pra citar um deles, temos o Marcelo Tosatti - o que eu acredito ser o exemplo mais conhecido - responsável pela manutenção da versão 2.4 do kernel do Linux.


Tradução

Se você não é um expert em programação, tudo bem! Tal qual na codificação, a tradução é um processo de extrema importância, pois permite a inclusão daqueles que não tem o domínio da língua inglesa, que é de certa maneira o "idioma oficial" da área de tecnologia. Apesar das opiniões contrárias, esse é sem dúvida um trabalho que ajuda e muito a comunidade! Digo isso porque muitas pessoas pensam que tradução de software é um trabalho que não tem tanta importância quanto à codificação; engano deles.

Nós que somos da área de informática somos praticamente obrigados a ler documentos em inglês, na sua imensa maioria, quase que todos os dias; portanto, é relativamente fácil utilizar um software que esteja em inglês. Eu até prefiro, pois aproveito pra ter mais contato com o idioma.

Mas o usuário que não está acostumado com esse mundo pode e certamente deixará de utilizar um software que não esteja no seu idioma nativo. Isso eu mesmo percebi dentro de casa.

Portanto, toda ajuda para a tradução é sempre bem vinda!

Temos vários projetos aqui no Brasil de tradução de software que eu acho que são bons exemplos a serem seguidos:

- GNOME Brasil
- BrOffice.org
- PostgreSQL BR


Por onde começar?

1º - escolha um projeto

Sabe aquele software livre que você tanto usa no seu dia-a-dia? Então, por que não colaborar com alguma das maneiras citadas acima? Essa experiência na utilização do software é um requisito essencial pra quem quer colaborar com algum projeto!


2º - entre na lista de discussão

Depois de escolher o projeto, com uma rápida pesquisa pelo Google é possível saber a página onde ele está hospedado. Lá certamente estarão listados os passos iniciais pra quem quer contribuir, sendo que um desses primeiros passos é se inscrever na lista de discussão. Quando fizer isso, apresente-se para os integrantes da lista, diga qual a finalidade de você ter se inscrito e a partir daí leia as mensagens, fique à par do que está sendo discutido e, quando se sentir à vontade, participe também!


Quais as vantagens de se colaborar?

- "Mas me disseram que não ganho nada ajudando a manter um software livre". Não quero levantar nenhuma discussão aqui, principalmente no que diz respeito à dinheiro, mas uma coisa é certa: você ganha! E muito! Ganha no currículo, na carreira, no reconhecimento da comunidade! Se você é bom naquilo que faz,
logo acaba tornando-se referência no mercado. O dinheiro vem depois! Pense nisso!

É importante salientar também que trabalho voluntário exige força e dedicação; muita dedicação. Às vezes dá vontade de parar tudo e partir pra outra coisa. Mas lembre-se: são ações que refletirão a longo prazo.

Espero que depois de ler esse texto você coloque em prática o que foi abordado. Comece a ajudar. MOVIMENTE-SE! NADA VAI MUDAR SE VOCÊ NÃO COMEÇAR A FAZER ALGO!

Até a próxima!

Nenhum comentário: