terça-feira, 22 de abril de 2008

Fórum Internacional de Software Livre - versão 9.0

Olá Pessoal!

Segue aqui o relato de um marinheiro de primeira viagem sobre o Fórum Internacional de Software Livre, na sua versão 9.0.

Pra quem não teve como participar, perdeu! :-( Não adianta fazer cara de choro; resta somente esperar até o ano que vem!

Em linhas gerais, irei retratar de uma maneira bem simples e modesta como foi o FISL, desde a cidade de Porto Alegre até as palestras que tive a oportunidade de assistir.

Aeroporto de Congonhas, portão de embarque 11: até um leigo saberia que alguma coisa de diferente existia no vôo 1250 da Gol. Era só olhar ao redor pra perceber alguns cabeludos, muitos notebooks ligados, inúmeras camisetas pretas com algum GNU estampado e outras coisas do tipo. Tive certeza de que aquele vôo estava indo direto para o FISL 9.0; impossível de errar.

Depois de algum tempo, todos a bordo. Lá vamos nós!

Durante o vôo fiz amizade com um sujeito chamado Everaldo Canuto, que inclusive iria palestrar sobre o Mono; gente boa o cara. ;-)

Conversa vai, conversa vem... "Senhoras e senhores, bem vindos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho". Pouco tempo depois do comandante falar essas palavras, lá estava eu pisando no solo gaúcho pela primeira vez.

Apesar de todas as piadas que rolam em cima dessa gente, inclusive da "richa" existente entre eles e os "barrigas-verdes", afirmo que aquela terra é "boa por demais da conta".

Cidade limpa, clima agradável, gente bonita e educada; com certeza voltarei mais vezes, não somente para o FISL.

O primeiro dia do evento foi interessante, quer dizer, estressante: demora no credenciamento, que depois foi cancelado, rede wireless que não funcionava, etc. Coisas que todo evento de grande porte enfrenta. A esperança é que na sua versão 10.0 alguns desses problemas sejam minimizados.

No primeiro dia acompanhei as seguintes palestras:

- JBoss Drools, com Fernando Meyer.
- The Postgres Application Server, com David Fetter.
- JBoss 5, com Edgar Silva.

Essas foram as palestras que acompanhei do início ao fim; todas elas de excelente nível. Nas outras, acompanhei algum pedaço, trocando da sala para os stands e dos stands para um café cappucino... ;-)

Agora o que mais "ferveu" no primeiro dia (e nos outros também) foram os stands que davam algum brinde; pra variar, isso é o que mais chama a atenção da grande maioria. :-D

O Google estava presenteando com canecas e camisetas pra quem conseguisse montar um Cubo de Rubik e pra quem mandasse o currículo para um e-mail que eles distribuiram lá. Só ouvi um cara do Google falando assim: "caramba, de cada 50 currículos dá pra aproveitar 1". A verdade é que a galera mandava mesmo só pra ganhar a camiseta.

No final do evento tinha mais gente com a camiseta do Google (querendo posar de funcionário da empresa) do que pessoas com a camiseta do FISL. ;-)

A Intel também entrou na onda e distribuiu camisetas de brinde. Enfim, eles fazem de tudo pra chamar a atenção do público; e conseguem.

No segundo dia consegui pegar a minha credencial, mas continuava o problema na rede wireless. Preferiria continuar sem a credencial mas com o meu acesso a internet garantido. :-( Não deu. Minha namorada ficou só na saudade esperando minhas fotos e e-mails e não deu pra mostrar o tal do software livre que a minha mãe tanto queria conhecer. :-D

As palestras foram bem interessantes. O que acompanhei:

- Real time Linux e Real time JAVA, com Flavio C. Buccianti.
- Tirando o máximo do JAVA EE com jCompany, com Paulo Alvim.
- Replicação Assíncrona multi-mestre com Bucardo, com Diogo Biazus.

Assim como no primeiro dia, assisti várias palestras "picadas", fiquei zanzando pelos stands, coisa e tal.

No terceiro dia, a decepção: a rede wireless ainda não estava funcionando. Fiquei totalmente frustrado com isso. Mas, vamos as palestras:

- OFBiz, com Ean Schuessler e Bruno Souza.
- Ext4, com Theodore Ts'o.
- Combining Linux high availability clusters with data replication, com Mark Bilansky.
- Produtividade na WEB, com Fabiane Nardon e Alexandre Gomes.

Pra mim o FISL 9.0 foi isso, um grande evento, com palestras de alta qualidade. Entre uma palestra e outra, um copo de café, visitas aos stands, networking, etc.

Fiz muitas amizades, do início ao fim do evento. Um abraço a todos eles:

Everaldo Canuto (Mono), Fabrício Elias (Joomla), Cleber Bonotto (Joomla), Flavio C. Buccianti (LTC - IBM Brasil), Mark Bilansky (IBM USA), Diogo Biazus (PostgreSQL BR), Isis Borges (PostgreSQL BR), Fabio Telles (PostgreSQL BR), Leonardo Cezar (PostgreSQL BR), Euler Taveira (PostgreSQL BR), Josh Berkus (Sun Microsystems/PostgreSQL), David Fetter (PostgreSQL), Wei-Chen Chiu (Sun Microsystems/PostgreSQL), Bruno Souza (SouJAVA), Paulo Alvim (Powerlogic), Justino (Powerlogic), Paula Lindsei, Fabiane Nardon (Zilics), Alexandre Gomes, Roger Brinkley (Sun Microsystems), entre tantos outros.

Na minha opinião muitas coisas precisam ser melhoradas, mas acredito que o pessoal que cuida da organização tem pleno conhecimento dos pontos falhos e esperamos que eles saibam como resolvê-los.

Abraços a todos! Nos vemos no próximo FISL!

2 comentários:

Unknown disse...

Grande Arthur,

Assim como você, também fui um marinheiro de primeira viagem e posso dizer, o fisl valeu a pena! A galera do fisl é um capítulo à parte e são todos muito "gente boa".
Espero que nos encontremos novamente no próximo fisl.

Abraços.

PS: Boa sorte no seu blog, que aliás já está nos meus "bookmarks".

si0ux disse...

fala meu...
jah to com saudades de POA e da galera do FISL.
Este ano não deu p/ ir...mas ano que vem estaremos lá com certeza :D

André L.R.Ferreira (si0ux)